A explicação do nome começa pelo ator Tom Hanks e sua atuação no filme “Forrest Gump, o contador de histórias”. Gilberto, um colega do Rogério, usava o sobrenome do ator como apelido para quem fala muito, ‘conta muita história’. A banda gostou e adotou a idéia. Assim, desde o dia 09 de agosto de 2003, o nome D’HanKs (D como referência ao “the” – “os”, em inglês) foi definido, depois de uma votação entre amigos e conhecidos dos integrantes.

      O mascote da banda, “Robertinho”, foi desenhado por Rogério, baseado no boneco de pano feito, sem esta intenção, pela mãe do Sorvete, a dona Helena. A ideia era fazer uma boneca de peso de porta, mas ao perceber que havia costurado os membros de forma errada, ela iria jogá-lo fora. Por alguma razão, Sorvete (Roberto) guardou o boneco, encontrado por Angélica, dias depois. Por brincadeira, ela decidiu desenhar um rosto “estranho”, para “dar vida” aos pedaços de pano. Rogério bem que tentou, mas para não sair “muito bem feito”, por conta de suas habilidades como desenhista, Angélica o impediu. O boneco foi nomeado em homenagem àquele que o “salvou”, hehehe!

Em 2013, para comemorar o aniversário de 10 anos de banda e aproveitando a divulgação da música “Bailarina”, Robertinho ganhou uma ‘companheira’, a Leninha, nomeada em homenagem à saudosa e sempre querida, ‘tia’ Helena, falecida em dezembro de 2011.